Pavilhão Circular / Fabian A. Wagner + Wiss. Ass. Louise Daussy + Hochschule Kaiserslautern University of Applied Sciences

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Academy Garden Stuttgart, Alemanha
  • Financiamento: Kaiserslautern University of Applied Sciences, German Academy Rome Villa Massimo, The Federal Government Commissioner for Culture and the Media, University of Stuttgart, BDA Baden-Württemberg, Adler-Werk Lackfabrik Johann Berghofer GmbH & Co. KG, Peter Schlecht GmbH
  • Estudantes: Lisa Marie Eckardt, Sophie Elsässer, Jule Wagenbrenner, Jennifer Weyand, Svenja Götz, Milena Woitsch, Marlene Herold, Helena Walther, Winnie Steiner, Gizem Yöndemli, Julia Kreuker, Annabell Arzt, Malte Lehmann
  • Cidade: Academy Garden Stuttgart
  • País: Alemanha
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Pavilhão Circular / Fabian A. Wagner + Wiss. Ass. Louise Daussy + Hochschule Kaiserslautern University of Applied Sciences - Fotografia de Exterior
© Kim Fohmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Circular foi desenvolvido por estudantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Kaiserslautern, utilizando componentes do Black Pavilion da Villa Massimo, em Roma. A semelhança dos componentes e a simplicidade das juntas do Black Pavilion permitem que os painéis e vigas quadradas sejam reutilizados imediatamente. Um novo Pavilhão Circular foi projetado a partir desses componentes e erguido como parte de um programa de ensino em projeto-construção no Jardim da Academia em frente ao Novo Palácio em Stuttgart. O pavilhão foi exibido como parte do Summer of the Arts e serviu como um local para a troca de ideias da BDA com Karin Sander, Max Zitzelsberger e Fabian A. Wagner, oferecendo um espaço protegido no Akademiegarten do qual os cidadãos podiam se apropriar.

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Em consonância com o layout simétrico do complexo palaciano, o pavilhão foi posicionado em uma forma geométrica básica - o círculo - no centro em frente ao Novo Palácio. Para contrabalançar a amplitude dos Jardins da Academia e criar uma atmosfera apropriada para os usos pretendidos, foi projetado um espaço aberto para cima que oculta o nível do pedestre e, assim, possibilita vivenciar o parque e o Novo Palácio desde uma nova perspectiva. Para que o pavilhão exalasse uma certa presença em frente ao maciço complexo palaciano, tentou-se criar o maior espaço possível a partir dos poucos componentes.

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O Pavilhão Circular mostra como a arquitetura pode ser posicionada no espaço público e, assim, oferece a todos os cidadãos a oportunidade de participar, comunicar e trocar ideias. O espaço aberto e circular destina-se a servir a vários cenários. Com um diâmetro de oito metros, oferece espaço para até 30 pessoas. Para o BDA Wechselgespräch, uma coluna foi erguida no meio do círculo à qual a tecnologia necessária foi anexada. Esta coluna foi simbolicamente colocada no centro - um totem para a tecnologia onde visitantes e palestrantes podem se reunir. As pequenas plataformas servem como assentos para os palestrantes, mas também podem ser rearranjadas em uma grande mesa para abarcar outros usos - como um piquenique ou uma apresentação em círculo. Os elementos de palco também podem ser sobrepostos para gerar outras configurações. As fronteiras espaciais e visuais do círculo também criam um lugar de paz e tranquilidade, protegido de olhares curiosos. O círculo é, portanto, tanto um lugar de refúgio quanto um ponto de encontro.

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A construção é baseada em um módulo repetitivo que forma um círculo quando disposto em linha. As vigas estruturais foram fixadas usando tábuas de pinheiro marítimo. Os painéis do telhado do Black Pavilion foram fixados horizontalmente nas extremidades superiores das colunas de madeira. Os orifícios redondos nos painéis foram posicionados à altura dos olhos para permitir vistas direcionais e panorâmicas. Com um quarto do círculo apontando para cima, são enquadradas as vistas em direção ao Landtag e Stadtpalais. Apontando para baixo, marca-se a entrada.

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Tanto a construção quanto a desmontagem dos componentes individuais tiveram que ser levadas em consideração na fase de planejamento. As junções foram planejadas para serem facilmente acessíveis, inspecionáveis e removíveis. Para garantir isso, todos os pontos de conexão foram produzidos utilizando parafusos. A construção foi realizada em vários níveis utilizando simples conexões de pinça e placas de pregos de madeira. Conexões "molhadas", como cola ou rejunte, foram evitadas em prol da circularidade. A ancoragem no solo foi micro-invasiva, utilizando grampos ou parafusos de solo, que foram fixados com cordas aos pontos de base das vigas ou colunas.

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Ao projetar o Pavilhão Circular, os estudantes inverteram o processo clássico: uma nova estrutura foi desenvolvida a partir da existente. Essa metodologia de design contribui para o sucesso da construção. Só podemos conservar recursos se aprendermos a reutilizar o que já existe. Nenhum componente precisou ser serrado ou destruído para o Pavilhão Circular - todas as partes foram utilizadas em suas dimensões originais. O círculo é simples e modular para que possa ser erguido pelos estudantes sem nenhuma ferramenta. As conexões foram feitas com placas de pregos de madeira e são facilmente acessíveis e revisáveis.

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Enquanto o discurso arquitetônico dos últimos anos se concentrou principalmente em robustez e durabilidade, essa abordagem persegue o objetivo de projetar edifícios de tal forma que possam ser reparados e desmontados.

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Cita: "Pavilhão Circular / Fabian A. Wagner + Wiss. Ass. Louise Daussy + Hochschule Kaiserslautern University of Applied Sciences" [Circular Pavilion / Fabian A. Wagner + Wiss. Ass. Louise Daussy + Hochschule Kaiserslautern University of Applied Sciences] 16 Abr 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1028958/pavilhao-circular-fabian-a-wagner-plus-wiss-ass-louise-daussy-plus-hochschule-kaiserslautern-university-of-applied-sciences> ISSN 0719-8906

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